quinta-feira, 17 de março de 2011

Titulo: A vereda do servo de Deus.


Titulo: A vereda do servo de Deus.

Tema: Como Deus aplaina as veredas do seu servo.



Texto: Pv 4:18

A vereda do justo e como a luz da aurora vai brilhando mais e mais ate ser dia perfeito.



A analogia entre a ação luz e o caminho do justo

1- A luz só brilha onde existem trevas ou onde é escuro.

Essa verdade que diz que a luz só brilha onde existam trevas esteve presente nos pensamentos de Jesus desde o começo. Jesus poderia muito bem nos recolher aos céus na hora em que nós nos entregássemos a Ele, poder para fazer isso ele tem com toda certeza. Jesus falou em João 17:17 na sua oração a Deus intercedendo pelos seus discípulos que Deus não os tirasse do mundo só pelo fato de eles O seguirem mas que Deus os guardasse das mãos do inimigo. Utilizar uma lanterna para clarear um quarto onde a luz principal já esta ligada além de ser um desperdício de energia é uma atitude infrutífera, pois a luz principal é muito mais forte do que a luz da lanterna . A luz da lanterna em comparação com a luz principal do quarto é muito mais fraca e se essa não fosse utilizada ela não faria nenhuma diferença. Agora se colocarmos essa lanterna ligada dentro de um quarto escuro iriamos ver como ela seria de fundamental importância, ou seja, a luz só brilha onde as trevas dominam. Fazendo uma comparação com o andar do crente não muda nada. Ser crente dentro do templo é fácil, nesse local a escuridão daqueles que tem uma vida superficial com Deus, onde não há renuncia de si mesmo, vivem na pratica do pecado e não se preocupam com seu próximo não aparece. A escuridão deles esta sendo encoberta pela luz dos seus irmãos. Chegara um dia onde tudo que fizemos de bom ou de mal será colocado na mesa ai então veremos como realmente somos. Irmãos nós somos o que fazemos e não o que dizemos. Não adianta querer se enganar. Você não é o que você diz, mas sim o que você faz. Jesus quer que nós brilhemos como astros nesse mundo.

Em Fp 2:15 diz :para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;  Deus tem a ora certa de nos recolher ao seu aprisco, vamos produzir frutos dignos de arrependimento e não vamos enterrar nossos talentos o qual Deus deixou para cada um de nós. Jesus falou que se conhece a arvore pelos seus frutos e não pelos seus galhos ou pelo seu tronco. Aquele que é santo age como tal não precisando ficar espalhando por ai que é santo ou não. Seus frutos dirão qual essência do seu ser.





2- O texto afirma que a luz vai brilhando mais e mais

Em relação ao desenvolvimento da luz o texto é enfático em dizer que a luz vai brilhando. O texto não diz que a luz poderá brilhar ou que a luz apenas brilhe por algum tempo e depois para de brilhar. O texto diz que a luz brilha mais e mais, ou seja, a luz aumenta regularmente, continuamente e crescentemente. Mesma coisa é a vida do crente, ou pelo menos teria que ser assim. Será que existe uma formula magica que possa ser aplicada na vida do crente para que ele tenha um desenvolvimento diário no que tange a sua vida com Deus? Eu lhe digo que não existe. O que o cristão tem que entender e aprender é que nada em nossa vida nada vem de graça. É necessário força de vontade e determinação para podermos nos aprofundar nos mistérios de Deus. E quais são esses mistérios? A bíblia diz em 2 Pe 3:18 que nós temos que crescer na graça e no conhecimento do reino de Deus. Vamos ver como se da o crescimento graça de Deus. Quando falamos em graça falamos no invisível. Seria o conhecimento invisível de Deus. Isto se da através da oração e do jejum.  Só se conhece alguém quando há um dialogo com a outra parte. É através da fala que nos expressamos àquilo que nos sentimos. Com Deus não é diferente. Apesar de Deus saber todas as coisas e nos conhecer mais do que nos mesmos temos a obrigação de contar a Ele tudo àquilo que pensamos, desejamos e sentimos. Jesus antes de escolher seus discípulos Ele passou a noite toda em oração para poder escolher os seus discípulos dentro da vontade de Deus. Ele teve que orar noite para escolher ate seu próprio traidor. E quantos de nós muitas vezes precisam de uma vitória, de uma cura, de uma libertação para si mesmo ou para um familiar e não tem coragem de dobrar seu joelho e clamar aquele que pode todas as coisas. Todo mundo sabe dos seus problemas e dificuldades menos Deus. A outra forma que crescermos para com Deus no conhecimento. Crescer no conhecimento de Deus é crescer no conhecimento da palavra de Deus. Deus deu ao homem um celebro para que ele o enchesse de conhecimento de sua palavra. O nosso maior exemplo no que tange ao acumulo de conhecimento sobre Deus e sua vontade é o nosso senhor Jesus. A bíblia diz em Lc 2:52 que Jesus crescia tanto na graça como no conhecimento de Deus. Quanto mais você conhece a palavra de deus mais você conhece a deus. Não pense você que isso é fácil. É necessário esforço, dedicação, desejo de aprender e disciplina. Deus sempre tem levantado homens através da historia para defender a fé cristã. Falaremos do mais expressivo de todos aqueles que deram sua vida em prol das verdades bíblicas, nosso irmão Martinho Lutero. Ele em 31 de outubro de 1517 colou na porta da igreja no castelo de witemberg suas 95 teses contra vários hábitos e ensinos ensinados pela igreja católica romana. Ele foi o precursor de um movimento que desencadeou na divisão da igreja católica dando liberdade a todos aqueles que desejassem entregar sua vida a cristo e telo como único e suficiente senhor e salvador de sua vida.  Muitos hoje desprezam o estudo metódico e sistemático da palavra de deus. Se não fossem a dedicação dos grandes teólogos e dos nossos professores de cursos teológicos ministrados em nossas igrejas muitas vezes para meia dúzia de alunos isso sem falar nos escola bíblica dominical, nossa igreja estaria pior do que já esta.  Tantas novidades que estão a cada dia aparecendo. Tantas unções novas, profetismos novos que só o sangue do senhor Jesus. Em Salmos 119:110 diz que a palavra de Deus é luz para o nosso caminho e lâmpada para nossos pés. Não podemos nos acomodar em relação os conhecimentos de Deus. Oseias 6:3 diz que nos temos que conhecer o senhor e prosseguir em conhece – lo. O texto falar em desenvolvimento, crescimento e aumento de conhecimento intelectual e espiritual para com Deus. Paulo também diz aos Romanos 12:2 que não podemos nos conformar com esse mundo, mas devemos nos transformar pela renovação do nosso entendimento para que possamos experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Como que se renova o entendimento? Mudando aquilo que antes pensávamos por novas ideias. Essas ideias só conhecemos se lermos sobre aquilo que os outros pensam. Ao servo de Deus são concedidas três fontes de aquisição de conhecimento a cerca de Deus, a saber: a Bíblia, livros e o próprio Deus. A bíblia como único guia onde nos devemos pautar nossa vida cristã no que tange o viver com deus. Esses livros supracitados falam em livros ligados a interpretação da bíblia e assuntos de cunho espiritual e quando falo do próprio deus falo dos ensinamentos e revelações vindas direto do senhor Deus através do espirito santo para com aquele que investe tempo em oração e jejum diante de Deus.



3- A luz chegara a sua perfeição

Deus tem para todos nós um objetivo em comum, a verdadeira perfeição. Um dia tudo isso que nós passamos se transformara em vitória e satisfação eterna. Nada daquilo que fazemos para Deus é em vão. Tudo o que nós plantamos no reino de Deus será colhido e com juros. Estamos em processo de aprendizagem nessa vida e nessa terra. Mas um dia Deus nos tomara para si e então conheceremos aquilo que é verdadeiramente perfeito. O que nos conforta é que o senhor Jesus nos entende por que Ele sofreu o mesmo sofrimento que nós sofremos. Em Fp 2:5 – 11 mostra o esvaziamento de si mesmo para poder salvar o homem pecador do seu fim trágico que seria o inferno. Ele por amor ao homem deixou toda sua gloria, se fez carne como nós, sofreu sem ter nenhuma culpa sem nem ao menos nos perguntar com antecedência se iriamos dar credito ao seu esforço ou não. Ele simplesmente se entregou por nós. Isso sim que é amor. Em Romanos 5:8 diz que Deus prova seu amor para conosco pelo fato de ter enviado Jesus para morrer por nós sendo nós ainda pecadores. Você ainda duvida do amor de Deus pela humanidade? A Bíblia diz que por um justo pode ainda alguém dar sua vida, mas agora dar sua vida por uma pessoa que não tem nenhuma justiça só Jesus para fazer isso. E por que Jesus teve esse ato para com o homem? Por foi ele mesmo que preparou um céu de gloria para todos aqueles que aceitam seu sacrifício na cruz do calvário. Só quando o ser humano reconhece esse sacrifício Deus tem a liberdade de mudar a vida do homem. Só Deus tem o poder de levar o homem ao céu e fazer que essa luz seja perfeita. Temos que ter em mente que a total santidade do teremos no céu e temos que ser perseverantes nesse propósito. O caminho é árduo, trabalhoso e difícil, todavia cremos num deus fiel que cumpri tudo aquilo que ele prometeu aos seus.








Nenhum comentário:

Postar um comentário