sexta-feira, 25 de março de 2011

Parábola das duas portas e dos dois caminhos

( 1ª Parte )

MT 7:13 – 14 = Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Nessa primeira parte refletiremos sobre as portas e sobre os caminhos.

Na segunda parte refletiremos sobre as companhias nesse caminho e seus destinos.

Jesus neste momento faz a declaração mais seria de toda a bíblia. Essa declaração esta ligada diametralmente ao ser humano e seu futuro eterno. Declaração que diz que o homem esta de passagem, ou seja, é um peregrino nessa viagem que entendemos como vida natural.

Você pode notar isso nos termos usados nesse versículo, como por exemplo, o texto fala em caminho e porta e o que vai se encontrar ao entrar por essa porta. Como você sabe nossa vida é resultado de nossas escolhas, o caminho que nós decidirmos escolher nos levara a um final onde teremos a recompensa merecida. O texto nos da uma verdade inegociável, você escolhe o caminho certo ou o caminho errado, não existe um terceiro caminho. A sociedade ensina que existem três tipos de pessoas, boas, más e as neutras; porém a palavra de Deus diz que só existem dois tipos de pessoas, os salvos e os perdidos.

Falaremos sobre as portas.
O verso começa falando no tamanho da porta, diz que a porta estreita leva a vida. A vida da qual o texto se refere é a vida eterna, e por que a porta é estreita? Isso diz respeito à individualidade de cada um, a porta por ser estreita só passa uma pessoa de cada vez; isso nos diz que a decisão de passar por ela tem que ser individual. Nós não podemos ser levados pela multidão ou pela maioria. A decisão de ser obediente a Cristo tem que ser tomada pessoalmente mesmo que a maioria esteja contra. Ao contrario da porta larga onde o poder de decisão que foi delegado ao homem fica sujeito a decisão da maioria e muitas vezes imaginamos que a maioria esta com a razão. Isso é um erro. É muito mais fácil fazer parte de um grande grupo mesmo que este esteja errado porque a individualidade fica oculta, em contra partida, fazer parte de um pequeno grupo que vai contra a maioria é bem mais difícil, pois a individualidade fica mais a mostra para ser reprovada pela maioria.

Falaremos agora sobre os caminhos.
As naturezas dos caminhos correspondem a das portas. Ao escolher a porta a pessoa passa a ter um estilo de vida de acordo com a natureza da mesma. Aquela frase que diz: é o destino que define onde vamos passar a eternidade é uma inverdade, o nosso destino eterno é resultado de nossas próprias escolhas. A porta larga leva ao caminho largo. Esse caminho é um caminho muito bonito e florido, pois é cheio de conforto, prazeres, falta de compromisso com aquilo que é certo e justo aos olhos de Deus. A mentira, o egoísmo, a vingança, o lucro fácil, o aqui e agora é o que vale, esses comportamentos fazem parte desse caminho, o mundo em que vivemos não esta assim? Faça uma analise e seja sincero. Agora a porta estreita leva a um caminho estreito e o que encontramos nesse caminho? Em primeiro lugar encontramos a falta de companheiros para andarmos por esse caminho. O verso diz que são poucos aqueles que entram por essa porta e isso é uma verdade. Pessoas para falar o que esta errado, dar palpite e acusar o erro próximo são muitas, agora para ajudar o próximo, botar a mão na massa e contribuir para a resolução do problema é bem poucas. Em segundo lugar devemos nos esvaziar das nossas vontades individuais e carnais, a bíblia diz que nossa carne luta contra o espírito de Deus que habita em nós (Gl 5:17) e para poder andar por esse caminho ate o final é necessário vencer essa luta a cada dia. Fazem também parte desse caminho aqueles que são perseverantes. À medida que andamos por esse caminho vamos percebendo que esse não é tão estreito como imaginávamos. Notamos que aquilo que para nós eram coisas necessárias para nossa felicidade e que aborreciam a de Deus era prejudicial na nossa caminhada. À medida que caminhamos o caminho vai alargando progressivamente devido à presença de Deus ao nosso lado e aquilo que era sacrifício se torna em alegria e jubilo. Por mais longo que seja ou mais difícil que aparentemente pareça essa caminha vamos ser perseverante, pois a vitória é certa. Aleluia!

Deus te abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário