terça-feira, 29 de março de 2011

Parábolas das duas portas e dos dois caminhos(2ª Parte)

MT 7: 13 - 14

As companhias nos caminhos.
Falaremos agora sobre a companhia que essa pessoa ira ter após entrar pelo caminho escolhido e o fim que esse caminho o levara. Como dissemos antes o caminho da porta larga fala em ser espaçoso e por ter espaço se passa mais de uma pessoa de cada vez. Isso nos ensina que aqueles que escolhem esse caminho são rodeados de pessoas, nunca estão sozinhas. O inimigo da nossa alma vai agir de tal maneira que uma pessoa que foi iludida por causa daquilo que esse caminho oferece nunca ira ficar sozinha. Quão bom e prazeroso é uma pessoa estar rodeada de pessoas e o diabo sabendo disso, pois ele não é burro, atua fortemente nessa área fazendo com que essa pessoa se iluda pensando que esta no caminho certo. Por essa pessoa nunca estar sozinha ela sempre será amparada em suas necessidades por esses que a rodeiam que são os falsos amigos. Uma das características do inferno descritas na bíblia é que o inferno é um lugar de densas trevas, ou seja, um lugar de escuridão absoluta 2 Pedro 2:17 = Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva; Todo ser humano que tem a visão perfeita sabe que sem luz ele não enxerga o que ou quem esta a sua volta. Essa situação lhe despertara a solidão, e essa por sua vez tem um grande poder sobre o ser humano para prejudicá-lo como um ser social. Outra companhia encontrada por aqueles que escolhem esse caminho é o seu “eu”. Nesse caminho o egoísmo, o satisfazer a si mesmo, o egocentrismo, a autopromoção entre outras ações são comuns e aceitas, por isso a bíblia diz que muitos irão escolher esse caminho. Ao contrario da porta e do caminho estreito onde é necessário a abnegação total. O caminho estreito é resultado de escolher a porta estreita, e por ser estreita se passa um de cada vez e sem a bagagem do mundo. Que tipo de bagagem que o mundo nos faz carregar? A bagagem da imoralidade, do egoísmo, do dinheirismo, da autoglorificação, da falta de perdão e tantas outras qualidades maléficas que não listaremos agora. Nesse caminho a bíblia diz que serão poucos que o escolheram, pois também é um caminho da disciplina. A disciplina da oração, do estudo da palavra de Deus, do amar sem ser amado, do deixar o “eu” de lado e se preocupar com o bem do próximo, etc. Apesar da porta ser estreita ela é suficientemente larga para entrarem por ela tantos quantos quiserem. Uma das principais colunas desse caminho se chama arrependimento e muitos reclamam pelo fato da porta ser estreita, mas se a porta de entrada fosse mais larga que a porta de saída essa caminho seria falso, pois só permitiria ilusão e impediria a salvação do homem. O que os pecadores precisam aprender que sem arrependimento e regeneração a felicidade é impossível quando se trata da eternidade do homem e muitos se enganam pensando que um dia que a porta estreita se torne em porta larga.

Os destinos.
A bíblia deixa bem claro em todo seu conteúdo que todas as pessoas são viajantes pela estrada da vida e no fim dessa viagem só e possível encontrar dois destinos. Um caminho leva à destruição e outro a salvação. Falaremos sobre a destruição. Não pense você que o termo destruição usado aqui significa aniquilação ou deixar de existir, pois todos os homens querem salvos ou perdidos vivem para sempre. O que o texto que dizer é que aquele que escolheu a porta larga onde o seu “eu” tinha a primazia vai estar para sempre separado de Deus sem a menor chance de ter outra oportunidade para se arrepender. Jesus certa feita fez a seguinte declaração: Mateus 10:28  E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo isso que dizer que aqueles que foram lançados no inferno saberão que estão no inferno e que nunca mais terão oportunidade de se arrepender pois não deram ouvido desprezando as oportunidades que o senhor Deus lhes deu ao ouvir sua palavra. Para aqueles que reconheceram que o que eram, o que tinham e o que faziam vinha de Deus, para esses o senhor preparou um fim impossível de se explicar tamanho sua beleza e alegria que isso proporcionara aos fieis a cristo. A bíblia diz em:

1 Coríntios 2:9 = Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Isso significa que se você for ao lugar mais lindo que exista no mundo, o lugar que tenha o poder de proporcionar a maior alegria para o ser humano não se compara com aquilo que o senhor Deus preparou para os seus servos.

Não desperdice as oportunidades que você tem de fazer a escolha certa, pois depois dessa escolha feita o seu fim estará decidido.
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário