quarta-feira, 9 de março de 2011

PERFIL DA IGREJA QUE POSSUI MATURIDADE ESPIRITUAL

PERFIL DA IGREJA QUE POSSUI MATURIDADE ESPIRITUAL
TEXTO: Atos 2: 37 - 45

Hoje iremos refletir sobre o perfil de uma igreja que possui maturidade espiritual.
O que é uma igreja? Qual o significado da palavra igreja? Existe algum ritual ou prática que seja necessário cumprir para se fazer parte da igreja? Como saber se uma igreja é de Deus ou não? Qual a relação entre a igreja e Jesus Cristo? À medida que formos explanando sobre o assunto essas perguntas irão sendo respondidas. Em primeiro lugar a igreja representa o corpo de Cristo e por que usar o termo “corpo”? Corpo significa um conjunto de membros interdependentes. Esse corpo é formado de vários membros que são as pessoas que fazem parte da igreja. Para uma pessoa poder fazer parte da igreja de Jesus é necessário uma decisão pessoal de ser fiel a Jesus. Depois de tomada essa decisão a pessoas se submete ao batismo nas águas. Esse batismo é uma ordenança de Jesus que simboliza a morte da velha criatura ,que não era obediente a Jesus, e o nascimento da nova criatura, que vive em obediência a Jesus. A palavra igreja vem do grego “Ekklesia” que significa grupo de pessoas chamado para fora. Você pode estar se perguntando, chamados para fora, fora do que exatamente? Chamados para fora significa chamados para fora do mundo e suas pratica pecaminosas. Assim como havia o tabernáculo junto ao povo de Israel representando a presença de Deus da mesma forma a igreja representa a presença de Jesus Cristo aqui neste mundo.
Vamos falar um pouco sobre as principais características de uma igreja que tem maturidade espiritual. A primeira característica de uma igreja madura espiritualmente é quando Jesus é o centro da igreja. Isso porque foi Ele quem profetizou a igreja, a inaugurou escolhendo os doze apóstolos, a capacitou com o poder do Espírito Santo no dia de pentecostes e ainda sofreu por ela, morreu por ela, ressuscitou por ela e um dia vira buscá-la para estar ao seu lado para todo o sempre. Aleluia! Como falamos agora pouco a igreja é o corpo de Cristo, logo Cristo é a cabeça da igreja. Jesus esta no topo de onde saem às instruções, ordens e proibições para que esse corpo se desenvolva de uma forma perfeita. Sabemos que a cabeça se encontra acima de todos os membros e cada membro tem suas funções especificas, se cada membro estiver submisso a cabeça ele fará seu dever com qualidade. Assim se a igreja tiver Cristo como cabeça e cada membro fazer seu trabalho dentro da vontade de Jesus seu crescimento será perfeito para a gloria de Deus. Assim como um corpo sem cabeça não tem vida assim a igreja vive para fazer a vontade de Jesus. Tudo o que a igreja faz é para honrar, exaltar, bendizer, glorificar, enaltecer a pessoa bendita do senhor Jesus. Seu maior prazer é servir a Jesus e não se deixar influenciar com os assuntos ou praticas que são contra os ensinamentos do mestre Jesus. O maior propósito que a igreja pode ter enquanto estiver aqui nessa terra é fazer com que o nome de Jesus seja glorificado cada vez mais e por mais pessoas no mundo. Isso se da através da anunciação de Jesus entre os povos do mundo. Ela foi o instrumento deixado por Deus para anunciar o reino de Deus vindouro. A segunda característica de uma igreja madura espiritualmente é uma igreja cheia do Espírito Santo. Dentro dessa característica vamos separar alguns aspectos relacionados a questão do que é ser cheia do Espírito Santo. Não se pode falar em uma igreja cheia do Espírito Santo sem falar do batismo no Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo é um revestimento de autoridade espiritual para o crente poder fazer a obra de Deus. Esse batismo foi profetizado muito antes da fundação da igreja no dia de pentecostes. O batismo no Espírito Santo não é um privilegio de um determinado grupo de pessoas, de uma sociedade ou de uma comunidade em particular. Todos quantos crêem conforme diz as escrituras tem o direito de ser batizado pelo Espírito Santo. Alem de o Espírito Santo ser o selo que garante a vida eterna aquele que é fiel a Jesus, foi Ele quem nos fez reconhecer que estávamos perdidos em nossos pecados e transgressões. Antes andávamos errantes pelo caminho não tendo a consciência que iríamos dar contas de nossos atos a alguém superior a nós, mas agora sabemos que temos um Senhor e Rei que nos abençoa e nos guarda de todas as armadilhas do diabo.
Esse batismo reveste o crente de poder e autoridade do céu. No livro de Atos dos apóstolos no capitulo de numero um vemos a passagem onde encontramos o derramamento do Espírito Santo sobre aquele grupo que estava reunido em constante oração. Jesus havia dado uma ordem para que eles permanecessem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder, isso aconteceu no dia de pentecostes. Só depois desse revestimento espiritual os crentes foram capazes de anunciar o evangelho de uma forma poderosa com a ação do Espírito Santo. Sem a ação do Espírito Santo nossa missão será infrutífera, pois é o Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Não somos nós que produzimos no homem o sentimento de perceber que é pecador e necessita da misericórdia de Deus e sim o Espírito Santo que habita na vida do crente. Então vemos quão importante é para o crente que tem trabalho na casa de Deus esse revestimento do Espírito Santo. Falando um pouco mais sobre a ação do Espírito Santo no seio da igreja não podemos deixar de citar aqui que uma igreja madura espiritualmente ouve e obedece a voz do Espírito Santo de Deus. No livro de Atos esta registrado uma das primeiras reuniões com a missão de separar missionários para pregarem a palavra em regiões mais distantes. (At 13:2). Lemos nessa passagem que os obreiros estavam reunidos em oração e em jejum quando o Espírito Santo disse que era para separar Paulo e Barnabé para a obra missionária. Ao lermos todo o capitulo vemos que a obra realizada por eles foi de grande sucesso e relevância, isso por que a igreja obedeceu à ordem direta do Espírito Santo. Quando a igreja obedece ao Espírito Santo tudo prospera, pois agindo assim estará debaixo da vontade de Deus. A causa de muitas igrejas pararem em seu crescimento e amadurecimento é que elas não dão mais ouvido a voz do Espírito Santo. A causa dessas igrejas não obedecerem mais a voz do Espírito Santo é porque pensam que o Espírito Santo não fala mais ou não estão se santificando o suficiente para poder ouvir a sua voz. Fato é que o desejo do senhor Deus é que a igreja cada vez mais ouça sua voz para que Ele possa das às instruções corretas para que a igreja de Jesus cresça cada vez mais para a gloria do seu nome.
            Mais uma característica marcante e de fundamental importância que uma igreja madura espiritualmente reflete é o seu desejo de evangelizar. Foi para esse propósito que Jesus instituiu e comissionou à igreja. Uma igreja que não tem essa ação esta fora do seu propósito. Uma igreja madura reconhece que se ela não levar almas a Cristo ela não tem muita serventia nas mãos do mestre Jesus. O maior exemplo deixado para a igreja com relação ao evangelismo esta na pessoa de Jesus Cristo. A bíblia diz que ele ia por todas as cidades, vilas, aldeia e sinagogas pregando o evangelho do reino e ensinando as verdades divinas concernentes a salvação da alma. Assim com Jesus não ficava de braços cruzados a igreja não deve permanecer presa dentro de quatro paredes esperando que Deus faça tudo por ela. Assim como Jesus era cheio de amor pelas almas perdidas assim tem que ser a igreja cheia do amor de Deus saindo e anunciando com ousadia as maravilhas deixadas pelo senhor Jesus. Jesus é o maior exemplo de evangelismo, se formos seus imitadores nosso trabalho será bem aventurado. Um problema visto por Jesus com relação ao evangelismo foi à falta de obreiros. O interessante é que esse problema foi contemplado pelo próprio Jesus, Ele mesmo fez o levantamento e constatou a falta de mão de obra para a tarefa. Atualmente não é diferente, a igreja necessita constantemente de homens, mulheres e crianças que tenham esse desejo de falar do amor de Deus onde quer que eles estejam. Daí a necessidade de ter uma vida consagrada a Jesus. Quanto mais nós nos consagramos a Deus mais ele através do seu poder nos reveste de autoridade e de fé para pregarmos a sua mensagem onde for e para quem for. Deus conta com você! Jesus ordenou que pedíssemos ao senhor da ceara para que ele mandasse mais ceifeiros. Jesus nos ensina também a receita para que em nossas igrejas sempre existam pessoas dispostas a fazer a vontade de Deus, a receita é orar ao senhor e Ele com certeza enviará obreiros para sua obra. Como é importante a oração no meio da igreja. Sem oração a obra de Deus não prospera. Não podemos nos esquecer que é Deus quem levanta obreiros com um coração abrasado pela obra missionária. Essa obra de transformação na vida do crente é efetuada por Deus. Não somos nós que mudamos as pessoas, ou que as convencemos que é necessário evangelizar os incrédulos ou as fazermos ter consciência de que seus pecados a separam de Deus. Essa ação é do Espírito Santo de Deus e quanto mais oração em nossa vida mais a unção de Deus estará em nossas palavras. Aleluia! Orar é a chave para que os ceifeiros aumentem e a obra do senhor seja feita com qualidade.
Resumindo, falamos que uma igreja madura espiritualmente tem Cristo como centro de suas atividades, pois Ele é o cabeça da igreja, a igreja é o corpo de Cristo, a igreja vive para glorificar a Jesus e fazer sua vontade que é pregar o e evangelho. Falamos que a igreja que tem maturidade espiritual é cheia do Espírito Santo porque o busca o batismo no Espírito Santo, tem o desejo de receber esse poder do Espírito, ser possuidora do selo da promessa que é a presença do Espírito Santo sendo obediente a sua voz. Falamos também da missão da igreja do senhor Jesus que é a evangelização, tendo como exemplo maior o próprio senhor Jesus, Ele não se preocupava com a distância a ser percorrida nem com os obstáculos a serem derrubados. Sabendo que é através da oração que o senhor Deus nos enviara mais obreiros para suprir a carência da falta de obreiros na sua ceara. Tudo isso será em vão se fizermos algum tipo de descriminação quanto a nação escolhida para ser evangelizada. Jesus morreu na cruz para perdoar os pecados do mundo inteiro, independentemente da cor, raça, situação econômica,cultura ou alguma outra coisa. A igreja tem que ter essa idéia se quiser ser bem sucedida em sua obra. Assim como Jesus não tinha escolhidos assim da mesma forma tem que a igreja de Jesus. Tanto ricos como pobres, inteligentes ou não, estudados ou não, todos tem o mesmo valor pra Deus. Jo 3:16 - 18 diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Um comentário:

  1. Texto abençoado, me ajudou bastante. Que Deus continue abençoando e inspirando nos próximos textos.

    ResponderExcluir