quarta-feira, 9 de março de 2011

Bíblia, o manual da maturidade cristã.

Bíblia, o manual da maturidade cristã.
        A Bíblia é a palavra de Deus. Em nenhum outro livro você vai ouvir falar de Jesus ou coisas ligadas a Ele. A Bíblia é o livro mais lido, vendido, estudado e verdadeiro do mundo. Deus deixou sua palavra, a Bíblia, para que por ela seja possível conhecer suas vontades, seus mandamentos e suas promessas a todos quantos são fieis a Ele e também os castigos para aqueles que não dão o devido valor ao seu conteúdo duvidando da veracidade do que ela diz. Se você quer ouvir Deus falando com você leia a Bíblia. É na Bíblia que você encontra revelações sobre quem é Deus. A primeira revelação que encontramos sobre Deus é que Ele é onipresente, onisciente e onipotente. Onipresente significa que Ele pode estar em qualquer lugar onde sua presença seja necessária, onisciente significa que Ele sabe de todas as coisas antes mesmo que elas aconteçam e onipotente significa que Ele pode fazer o que quiser desde que sua ação não vá contra sua natureza e santidade. Outra revelação sobre Deus é que Ele é amor. Deus é amor. Sua essência é amor. E qual tipo de amor é esse? Existem pelo menos três definições sobre amor, a saber: amor Eros, amor ágape e amor phileo. O amor Eros é o amor erótico, amor sexual ligado totalmente a sexualidade. O amor phileo é o amor fraternal, o amor de irmão. E o amor ágape é o amor perfeito, é o amor de Deus pelo ser humano. Esse amor é incondicional, despretensioso e puro. É amar sem ter o desejo de ser amado da mesma forma. Esse amor é exclusivo de Deus. Em João 3:16 – 18 diz: porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna, por Deus enviou seu filho ao mundo não para que julgasse o mundo mas para que o mundo fosse salvo por Ele, que nEle crê não será condenado mas quem não crê já esta condenado porquanto não creu no nome do unigênito filho de Deus. Isso sim é amor. Outra revelação que temos de Deus é o que Ele pensa sobre os seres humanos e o que Ele tem para nós. No livro de Jeremias 29:11 diz:  Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Deus pensa o melhor para o ser humano, mas o problema esta em o ser humano querer estar dentro da vontade de Deus. Deus quando fez o ser humano Ele o dotou com a capacidade de decisão, o chamado livre arbítrio. Deus não nos criou como robôs ou marionetes sem poder de decisão, se assim o fosse não seriamos pessoas e sim fantoches e Deus não nos amaria da forma que somos amados de Deus.
            Outra revelação que encontramos sobre Deus na Bíblia são as suas promessas feitas ao seu povo. Em toda a Bíblia encontramos milhares de promessas a nós, promessas para a vida terrena como: aquele que for fiel a Deus não passara necessidade de nada “2 Coríntios 9:8  E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra,”. E promessas na vida espiritual, essa promessa é a vida eterna ao seu lado de Jesus em  João 14 1 – 3 diz:  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar e, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. Promessa também sobre você não passar fome, sede ou frio, em Mateus 6 : 25 – 33 diz: Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?(Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Existem muito mais promessas, aqui eu listei três que considero mais importantes. Todas as promessas de Deus são para o nosso crescimento e amadurecimento. Falaremos agora sobre o operar que a palavra de Deus tem sobre aqueles que se alimentam dela. Quando alguém permite que a palavra de Deus haja em sua vida a primeira operação feita por ela é que aquele que esta se alimentando dela tem uma nova natureza espiritual. Em Lucas no capitulo 6 e no verso 47 diz: Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. Deixe me explicar, o ser humano é composto daquilo que é visível e do que é invisível. O visível é a carne seu corpo físico e o invisível é o seu espírito e sua alma. Muito pensam que quando alguém desse a sepultura tudo se acabou, estão errados em seu pensamento.
           O ser humano uma vez nascido é eterno. Quem se alimenta da palavra de Deus tem essa operação em seu ser, ele descobre que ele não é apenas esse ser dotado com um corpo e desejos carnais, ele é um ser eterno e seu destino eterno vai depender de suas escolhas feitas nessa terra enquanto vivo. O pecado original cometido por Adão e Eva no jardim do Édem foi à causa da entrada do pecado na raça humana. Desde então o homem tem por natureza a inclinação para o pecado, esse pecado é o afasta o homem de Deus. Todavia se ele reconhecer o senhorio de Deus em sua vida ele terá seus olhos abertos para as coisas de Deus então será transformado pela operação da palavra de Deus vendo que ele é também espírito. Nessa nova natureza espiritual gerada pela palavra de Deus o ser humano recebe três milagres, a saber: o milagre da justificação (Rm 5:1), o milagre da regeneração (2co 5:17) e o milagre da adoção (João 1:12). Outra operação da palavra de Deus no ser humano é o de iluminar seu caminho. Essa expressão parece um tanto estranha, mas lhe explico: o mundo no qual vivemos esta totalmente na escuridão no que tange as coisas de Deus. Por exemplo: não existe um só ramo na atividade humana onde não se encontre alguém desonesto ou que queira levar algum tipo de vantagem as custas de outro. O mundo hoje se resume em uma simples palavra, o consumismo. Qualquer produto se torna obsoleto em pouco tempo de uso. Nos filmes, novelas e outros programas televisivos o que da mais audiência é o adultério, a traição, a violência, o poder e tudo que esta ligado a isso. Sem falar na sensualidade feminina que é uma verdadeira apelação sexual. Tendo esse pano de fundo como um ser humano pode proceder e tomar suas decisões segundo a vontade de Deus? A resposta esta na bíblia. Em salmos 119:105 diz: lâmpada para os meus pés e a tua palavra e luz para os meus caminhos. Quando baseamos nossas escolhas segundo a palavra de Deus nós temos os olhos abertos em meio à escuridão que nos rodeia.
          Muitas pessoas se complicam na vida por tomar decisões errada agindo segundo o ponto deles e não segundo a vontade de Deus. Quanto mais se busca a Deus através de sua palavra mais a pessoa é iluminada pela presença de Deus e do seu santo Espírito. Salmos no capitulo 1: 1 – 3 diz: bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho do ímpios, não se de tem no caminhos dos pecadores e não se assenta na roda dos escarnecedores , antes tem seu prazer na lei do senhor e na sua lei medita de dia e de noite pois será como as arvores plantadas junto a ribeiros de águas o qual da seu fruto na estação própria cuja as folhas não caem e tudo quanto fizer prosperara. Outra operação importantíssima e fundamental na vida do crente feita pela palavra de Deus é a santificação. O que é exatamente ser santo ou ter santificação? Em suma, santificação significa ser separado para uso exclusivo de Deus. Ainda a pouco falamos sobre o poder que a Bíblia tem de iluminar o caminho do servo de Deus em meio a um mundo totalmente obscurecido pelo poder do pecado. Da mesma forma a santificação é efetuada na vida do crente pelo poder da palavra de Deus. É a palavra de Deus que nos diz como devemos agir e como tomar nossas decisões, assim sendo, quando vivemos segundo o que a Bíblia diz, nós estaremos agindo conforme Deus aprova então seremos santos ao Senhor. Para confirmar isso podemos citar a oração de Jesus pelos seus discípulos relatado em João capitulo 17 e no verso 17 diz: pai santifica-os na verdade, a tua palavra e a verdade. O apostolo Paulo também falou sobre esse poder santificador da palavra de Deus escrevendo a Timóteo em sua primeira carta no capitulo 4  nos versos 4 e 5 que diz: porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada. A Bíblia sagrada é o único livro do mundo que tem o poder e a autoridade para santificar o homem em todo seu ser, no corpo, na alma e no espírito. Falaremos um pouco sobre alguns benefícios adquiridos por aqueles que se alimentam da palavra de Deus regularmente. Assim como nosso corpo físico precisa se alimentar diariamente para não morrer por inanição da mesma forma devemos alimentar nosso espírito e alma, pois somos feitos de corpo, alma e espírito. Todo aquele que se dedica regularmente ao estudo sistemático da palavra usufrui de alguns benefícios, a saber:
Ela ensina a verdade sobre Deus, sobre o homem, sua origem, propósito pelo qual foi criado, o seu futuro, ensina sobre a salvação da alma, sobre o céu, o inferno e mostra o bem e o mal.
Ela revela a maneira correta de viver dentro da vontade de Deus.
Ela corrige as faltas, colocando o ser humano em linha com o programa e o projeto que Deus deixou estabelecido.
Ela prepara a pessoa que serve a Deus para ser poderosamente usado pelo Senhor para todo tipo de boas obras.          
          Para finalizarmos falaremos sobre a fé que a palavra de Deus produz na vida do servo de Deus. No livro de romanos no capitulo 10 no verso 17 diz: a Fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. A palavra de Deus produz no crente uma fé no verdadeiro Deus e qual é esse Deus? A resposta é o Senhor Jesus Cristo. Se desejarmos ter uma vida de alegria, realizações e tendo a certeza da vida eterna ao lado de Deus temos que ter nossa fé alicerçada na pessoa bendita do Senhor Jesus. Só Jesus cumpriu todas as exigências divinas com relação à justiça divina e nos deu condições de ter livre acesso a Deus através do seu sangue derramado na cruz do calvário. Outra coisa que a palavra de Deus produz no crente e uma fé inteligente. Por que é fé inteligente? Como falamos outrora Deus deu ao homem o poder de decisão, ele faz as suas próprias escolhas e arca com as conseqüências de suas decisões. Em Mateus, Marcos e Lucas registra um milagre em plena via publica, a cura de uma mulher que tinha uma hemorragia há 12 anos sem parar. Nessa ocasião essa mulher com certeza já tinha ouvido falar de Jesus e das curas que Ele realizava. Essa mulher colocou em seu coração que se somente ela conseguisse tocar nas roupas de Jesus ela seria curada. Ela tinha razão, ela foi por de traz da multidão para que Jesus não soubesse quem o havia tocado, pois ela tinha vergonha de se apresentar ao mestre, pois era uma mulher pecadora. Essa mulher usou a sua fé de uma forma inteligente porque assim como Jesus curava todos aqueles que se chegavam a Ele ela entendeu que ela seria curada da mesma forma. Ela usou sua inteligência. Depois de realizado o milagre toda a multidão viu aquela moça que tinha gastado todos os seus bens pagando médicos tentando ser curada, mas sem êxito agora ajoelhada diante de Jesus totalmente curada reconhecendo que Jesus é o Senhor dos Senhores. Nesse momento há uma mudança na vida dessa mulher, antes ela era desprezada pela sociedade e era possuidora de uma grave doença, agora ela estava curada de sua doença e se tornara filha de Deus. Isso se dá pelo fato das palavras de Jesus que disse: filha a tua fé de curou (Lc 8:48). Todos aqueles que são curados do poder do pecado através de Jesus cristo se tornam filhos de Deus. Não basta somente ter fé, é necessário que essa fé seja contínua, ou seja, seja uma fé permanente. Sabemos que para conseguir ser vitorioso na nossa trajetória de vida uma atitude fundamental é a perseverança. Vou exemplificar, se temos o desejo de ser medico temos que ter a consciência que teremos que estudar muito por pelo menos oito anos em uma faculdade sem contar com as especializações.  Assim também é para quem quer ser advogado, engenheiro e outras tantas profissões. Na questão da fé isso não muda.
            Todas as promessas de Deus para nós passa pelo teste do tempo. A revelação de Deus é progressiva, Deus vai nos mostrando as coisas aos poucos ao contrario do que prega o mundo hoje. Ninguém tem tempo pra nada hoje em dia. Todos estão sempre atrasados para alguma coisa. As vinte e quatro horas do dia não estão sendo suficientes mais. Esse sintoma é um sinal do fim dos tempos, a trombeta esta para soar não se engane. Jesus esta as portas. Deus quando fez a promessa a Abraão sobre o nascimento de Isaque ele tinha 75 anos, quando Isaque nasceu Abraão tinha 100 anos. Quando Deus mandou Noé construir a arca Noé tinha 500 anos, a arca para ficar pronta levou 100 anos. Temos que ter em mente que o tempo de Deus não e como o nosso tempo. Deus não precisa de tempo Ele usa o tempo para dar a vitoria ao seu povo na hora certa. Um teste que Deus fez com seu povo para Ele medir o tamanho da fé deles foi fazer o povo hebreu ficar 40 anos no deserto até entrar em Canaã. Só entraram na terra prometida aqueles que perseveraram na fé não deixando que tempo tirasse sua esperança na promessa de Deus. O crente que é perseverante na fé demonstra maturidade espiritual. Pois bem, essa fé tem que ser permanente para obtermos vitoria é fato, todavia não podemos esquecer que nossa fé tem que ver o invisível. Isso mesmo, temos que ter uma fé no invisível, e o que seria o invisível? Um exemplo, que viu Deus? Ou quem viu o céu? Ou um anjo? Todavia cremos que Deus existe, o céu onde Deus mora existe e que lá existem anjos. Infelizmente hoje em dia existem muitas igrejas que estimulam a fé dos fieis lhes dando objetos que teriam um poder místico. Como por exemplo, uma rosa que tira mal olhado, um sabonete que ao ser usado tira a sujeira do pecado e tantos outros objetos que estimulam a fé das pessoas. A Bíblia diz em Hebreus 11:1 ora, a Fe é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.
            Nossa fé tem que estar alicerçada em Deus em sua palavra e em suas promessas. Jose cria que um dia o povo hebreu sairia do Egito para a terra prometida e disse ao povo que eles levassem seus ossos com eles, ele não queria que seus ossos ficassem no Egito. Jose cria nas promessas de Deus, ou seja, ele cria no invisível. Oxalá que todos os crentes da terra tivessem como prioridade sua fé num futuro ao lado do senhor Jesus em um céu de gloria e majestade, que está por enquanto ainda invisível aos nossos olhos, mas cremos que existe e nos aguarda. A maturidade espiritual é um processo que engloba dois aspectos, um é o conhecimento teórico e o outro é o conhecimento pratico. Para que essa maturidade aconteça é preciso uma dedicação ao estudo sistemático da palavra de Deus para o conhecimento daquilo que Deus tem para com aqueles que são fieis a Ele e uma fé perseverante que aguarda com paciência ate que todas as promessas de Deus se cumpram em nossa vida. Sejamos perseverantes, pois a vitoria é certa!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário