domingo, 13 de março de 2011

Parábola das duas casas

Parábola das duas casas
MT 7:21 – 28
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.22  Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?23  E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.24  Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.25  E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.26  E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.27  E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

Há alguns dias atrás falamos sobre a parábola dos dois caminhos onde demos uma maior ênfase na questão do modo de viver das pessoas e o destino que cada um terá após fazer sua escolha em qual caminho andar. A parábola da qual iremos refletir agora trataremos sobre a base onde cada indivíduo apóia sua crença usando aquilo que é invisível, a sua fé. Jesus em sua maravilhosa sabedoria usou com muita propriedade o exemplo de uma construção. Toda construção por maior ou menor que seja tem que ter uma sólida base. Uma base fraca, sem sustentação não suportara o peso de uma construção por menor que seja assim como uma base forte suportara a maior de todas as construções. Quando o senhor Jesus proferiu esses exemplos ele usou aquilo que era um costume muito comum no deserto onde viveu.
A maioria dos construtores preferiria construir suas casas nas planícies do deserto, onde a base será areia e o terreno plano. Fazer uma construção onde o terreno já é plano é muito mais fácil, pois não a necessidade de preparação do terreno. Nessa preparação o construtor teria que dedicar tempo, força física e um estudo sobre como fazer para melhorar o terreno onde iria ser levantada a construção. Lógico que o gasto com essa construção seria muito maior e se por ventura ele fosse vender a construção seu lucro seria menor devido ao gasto na preparação da base da mesma. Jesus esta usando esse exemplo para mostrar que a falta de uma base sólida na sua crença vai fazer que com sua fé seja abalada facilmente por qualquer problema que venha até você. Sei que existem muitos que se dizem cristãos pelos simples fato de saber que Cristo existiu, pois a historia assim o afirma. Todavia não tem um relacionamento pessoal com Ele, não dedicam tempo a Ele, não colocam sua vida nas mãos DELE. Esses comportamentos mostram uma fé alicerçada simplesmente em cima de uma religião e não nos ensinamentos e num relacionamento pessoal com Jesus. Vamos colocar alguns pontos importantes para que você possa preparar o terreno onde sua fé estará sendo bem alicerçada. É necessário gastar tempo em oração. Todos sabem que só se conhece alguém se existir comunicação entre ambas as partes. Só se conhece a Jesus tendo um relacionamento com ele através da oração. Outro ato importantíssimo para saber sobre o que Jesus aprova ou não é conhecendo a sua palavra, ou seja, a Bíblia Sagrada.
Hoje em dia esta a nossa disposição uma grande variedade de obras cristãs de ótima qualidade. Outro ato importante e necessário é,assim como o necessário usar a força física no nivelá-lo da área onde será feito o alicerce da casa também é necessário gastar força física tendo disposição de dobrar os joelhos em reconhecimento de sua pequenez diante do REI de toda a gloria. É muito fácil dizer que sou cristão se não me dedico a ter um maior conhecimento sobre o Jesus que sirvo, se  não me preocupo em ter um relacionamento intimo com Ele e se não reconheço que sem Ele não sou nada. Para finalizarmos eu quero lhe dizer que o principal fundamento pelo qual podemos alicerçar nossa fé esta no fato em que só Jesus venceu a morte e ressuscitou e está vivo para todo o sempre. O fundador do espiritismo, Alan Kardec não ressuscitou, Maomé fundador do Islamismo não ressuscitou, Joseph Smith o fundador dos mórmons não ressuscitou, Buda o fundador do budismo não ressuscitou e tantos outros mortais onde tantas pessoas apóiam sua fé, mas só um tem escrito em sua lapide “ ele não esta aqui porque ressuscitou” esse se chama JESUS CRISTO.
É nEle que você tem que alicerçar sua fé. Se Jesus não tivesse ressuscitado Ele seria somente mais um fundador de religião, mas Ele ressuscitou mostrando ao mundo o poder de Deus. Receba esse Jesus como senhor e salvador de sua vida e se torne a pessoa mais feliz do mundo.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário