segunda-feira, 30 de maio de 2011


PARÁBOLA DA TRAÇA DA FERRUGEM E DOS LADRÕES



MATEUS 6:19-20



Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.



Quero antes de tudo afirmar que Jesus não é e nunca foi contra a riqueza material. Ele nessa parábola explica os malefícios de uma vida presa às coisas terrenas que são passageiras. Em primeiro lugar ele fala da traça, Jesus usa a traça nessa parábola, pois os judeus eram muito vaidosos com relação ao seu vestuário. Metais nobres como ouro e pedras preciosas faziam parte do enfeite das roupas. Depois ele fala sobre a ferrugem que assim como a traça corroem aquilo que tem certo valor no mundo de hoje como os metais preciosos. Para finalizar ele fala em ladrões que roubam aquilo que você guarda aos olhos de estranhos, ou seja, a traça e a ferrugem estragam coisas vistas pelas outras pessoas, como a roupa e os metais e os ladrões tiram de você aquilo que só você sabe o que tem ,são as coisas invisíveis aos demais. Jesus diz que o ser humano deve ajuntar tesouros no céu onde a traça e a ferrugem não consomem e nem os ladrões não podem roubar. Uma pergunta pode ser feita em relação a esse tesouro do qual Jesus esta falando, que tesouro é esse? Eu te digo: esse tesouro que nós ajuntamos no céu são as boas obras que todo aquele que foi salvo por Cristo tem que ter aqui nessa terra. E que boas obras são essas? Não falo aqui em dar esmolas, ou quando você faz algo por alguém sai e conta pra todo mundo esperando receber um tapinha nas costas. Essas boas obras são:

Mateus 5 :33-34 diz: Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.

Como falei no começo desse pensamento Jesus não e contra o dinheiro, pois ele sabe que o dinheiro faz parte do mundo e ninguém faz ou tem nada sem ele, o que Jesus condena é o amor ao dinheiro. Quando nós colocamos a disposição do reino de Deus nosso dinheiro, essa riqueza se torna bênção para nós e para a obra de Deus. Mas se você é uma pessoa muito rica e sabe que não tem como ser atingido pela traça, a ferrugem ou pelos ladrões não se engane, a velhice vai chegar e ela é a traça aqui falada, as doenças vão chegar, que é a ferrugem e para finalizar a morte também chegará que é o ladrão que vai levar de você tudo isso que você pensa ser seu.



Desejemos ajuntar tesouros no céu onde a traça, a ferrugem nem os ladrões não podem roubar, pois esse tesouro é eterno com um valor soberanamente maior.



Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário