sábado, 7 de maio de 2011

O QUE É BATISMO COM O ESPIRITO SANTO


O que não é o batismo com o Espirito Santo

1- o batismo com o Espirito Santo não é a regeneração espiritual do pecador

Não podemos confundir batismo com Espirito Santo com santificação.

O batismo com o Espirito Santo é um revestimento de poder, uma ousadia dada por Deus para a pregação do evangelho de Jesus. Quando aceitamos a Cristo como senhor de nossa vida nós recebemos o Espirito Santo e se tornamos morada dEle. Essa presença em nossa vida que faz com que andemos dentro da vontade de Deus em santificação diante dEle. Assim como Deus fez a promessa aos discípulos sobre o revestimento de poder em Jerusalém, assim também nós

vamos permanecer em constante oração e também ter esse revestimento do céu.



2- O batismo no corpo de Cristo não é batismo com o Espirito Santo

Em 1Co 12:13 diz: “pois todos nos fomos batizados em um espirito, formando um corpo. Quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido do um espirito” Paulo aqui não faz nenhuma alusão ao batismo com o Espirito Santo. Ele fala aqui em novo nascimento, fala em novidade de vida, de novas prioridades, ou seja, a nossa regeneração operada pelo poder de Jesus ao nos unirmos a Ele em um mesmo espirito. O batismo com o Espirito Santo fala em autoridade para anunciar o evangelho e em servir a igreja.



3- o batismo com o Espirito Santo não e uma experiência exclusiva dos dias apostólicos.

A quem diga que o batismo com o Espirito Santo com a evidencia do falar em outras línguas foi apenas para os tempos apostólicos. Esse grupo atende por cessacionistas. Para esse grupo cessou  esse agir de Deus na igreja atual ficando apenas nos apóstolos em Jerusalém. Minha resposta a esse questão esta em atos 2:39 que no final do texto diz: e a todos quantos o senhor chamar.



O que é o batismo no espirito santo

1- O falar em línguas como sinal do batismo

Sabemos que no antigo testamento o Espirito Santo agia de uma forma esporádica e sobre alguns especificamente. Também não se via a manifestação do falar em outras línguas. Essa manifestação só começou a partir do derramamento do Espirito Santo em Atos capitulo 2. Além de a manifestação ser o falar em línguas essa experiência está à disposição de todos bastando o desejo de busca-lo de todo coração.



2- O dom de variedade de línguas

Nem todos os crentes que são batizados no Espirito Santo recebem o dom de variedade de línguas. O falar em outras línguas é o sinal que evidencia a promessa recebida da parte de Deus. Agora temos que ter a consciência que a distribuição dos dons são operados pelo senhor Jesus como lhE apraz. Temos que ficar a disposição do senhor e deixa Ele nos usar conforme sua vontade e nos dons que ele separou para nós.



3- A finalidade do dom de línguas

A finalidade primordial desse dom é fazer com que o crente tenha uma comunhão mais profunda com Deus. A bíblia diz que aquele que ora em línguas ora diretamente a Deus e sua inteligência fica desativada. A oração em línguas edifica individualmente o crente, mas se na igreja houver quem a interprete toda a igreja será edificada.



A experiência em Atos capitulo 2



1- A glossolalia

Esse termo significa que no momento do derramamento do Espirito Santo sobre os discípulos que estavam no cenáculo orando eles falaram em outras línguas conforme o Espirito Santo lhe concedia que falassem. Foi algo sobrenatural da parte de Deus. Ninguém fala em outras línguas pela sua própria vontade, mas sim quando o Espirito Santo lhe concede isso. Glossolalia significa falar em outras línguas.



2- A xenolalia

Esse termo significa falar em uma língua onde quem esta ouvindo a entende, mas que a esta falando não a entende. No dia de pentecostes a cidade ficava cheia de estrangeiros, e a passagem de Atos capitulo 2 vai relatar que esses estrangeiros ouviam os discípulos falar em suas línguas maternais. O proposito maior desse fato foi à salvação de muitos naquele momento onde eles poderiam ser evangelizados e assim receber a Cristo como salvador de suas almas de uma forma sobrenatural. Essa ação ainda é possível nos dias atuais, basta o senhor achar que ela seja necessária para a salvação se alguém ou de algum grupo.



3- atualidade das manifestações espirituais

O falar em línguas quer sejam conhecidas ou não é uma realidade nos dias atuais. Vemos essa manifestação na vida de irmãos que persistentemente buscam esse revestimento de poder para poder fazer a obra de Deus com maior ousadia e fé.

Busque você também esse revestimento e com certeza Deus ira lhe encher do seu Espirito Santo.



Busquemos com zelo o batismo com o Espirito Santo, pois Ele não pode ser tratado como algo do passado ou para um determinado momento da historia da igreja de Jesus. Em Hebreus diz que Deus é o mesmo ontem hoje e eternamente. Assim como Deus é eterno suas promessas também o são e o revestimento de poder esta inserido nesse contexto. Jesus esta pronto a batizar todos aqueles que se chegarem a ele com inteireza de coração.



Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário