segunda-feira, 25 de abril de 2011

Parabola dos passaros e dos lírios

Mt 6:25 – 34
Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?  (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Quantas pessoas você conhece que vivem uma vida cheia de ansiedades e preocupações? Pessoas que muitas vezes sofrem antes do tempo, não esperam as coisas acontecerem para depois poder tomar uma posição. Existem pessoas que também nunca estão contentes com aquilo que possuem, sempre o dos outros é melhor e quando sai algum produto novo no comercio ele faz de tudo para adquiri-lo. Pessoas ansiosas por muitas coisas e muitas delas sem valor, essa parábola de Jesus é para esse tipo de gente. Jesus começa dizendo: “não andeis ansiosos quanto a vossa vida”  Jesus esta dando uma ordem. Confie em Deus, pois ele sabe o que é melhor para você. Depois ele diz com relação ao vestuário, comida e a bebida, todos nós sabemos que essas coisas das qual Jesus esta falando são coisas essenciais a nossa vida é ate normal ternos uma certa preocupação com isso. Jesus é o dono da vida, e sendo ele o dono dela não teria ele também poder para supri-la? Com certeza absoluta você e eu responderíamos que sim. Jesus aqui não esta condenando as pessoas que tem preocupações ou ansiedades normais que todo ser humano possui, ele aqui condena os exageros. Uma pessoa que tem essas atitudes demonstra que ela não tem fé em seu Deus. Lógico que todos sabem que nada cai do céu de graça é necessário lutar, trabalhar, estudar e ser perseverante em tudo para poder ter uma vida bem sucedida. Saiba você que Deus aprova e ajuda todos aqueles que têm uma vida com honestidade e dedicação, ele mesmo falou a Josué : “esforça-te e tem bom animo” o que isso significa? Que não basta ser esforçado é necessário fazer com alegria o serviço ou missão desejada. Conheço pessoas que trabalham com muito afinco, não faltam ao trabalho por nada, vivem fazendo hora extra mas com um defeito, fazem sem alegria. São pessoas frias, só fazem o que lhe é mandado demonstrando falta de iniciativa.
Deus usa vários exemplos para mostrar que o homem por mais que se esforce se Deus não for com ele nada pode ser feito. Ele fala das aves do céu, elas não plantam, não colhem nem guardam alimentos e você nunca viu a noticia que um pássaro morreu de fome. Assim como Deus não deixa que esses pequenos seres padeçam de fome muito mais a nós que somos feitos a sua imagem e semelhança e somos mais superiores as aves. Jesus também usa os lírios do campo como um exemplo para mostrar a pequenez humana, Jesus diz que nem mesmo Salomão com toda sua gloria se vestiu como um deles e Salomão foi um dos homens mais ricos na historia de Israel. O dinheiro pode comprar a roupa mais cara e mais bela de todo o mundo, mas nada se compara com as vestes que o próprio Deus confeccionou para aqueles que iram morar na cidade celeste. Para finalizar ele deixa uma frase que deixa bem claro que se preocupar em demasia com o dia de amanha só faz mal ao ser humano, ele diz: “basta a cada dia o seu mal”. Quando alguém vive um dia de cada vez tudo se torna mais fácil e menos cansativo. A cada dia de nossa vida temos uma carga de preocupações, angustias, sofrimentos e outros tantos males; se nós começarmos a acumular todos esses sentimentos nos preocupando demais com o  futuro não viveremos o presente da forma como tem que ser vivido.
Coloque sua vida nas mãos do mestre Jesus e seja feliz dia após dia.
Deus te abençoe!

2 comentários: