domingo, 26 de junho de 2011

Aviva, ó senhor a tua obra!

A paz de Cristo aos amados irmãos.

Aprenderemos hj sobre o que é um verdadeiro avivamento, suas exigências para que ele ocorra, os resultados que ele trás e se existe em Deus o desejo de avivar seu povo. Usaremos uma passagem na Bíblia que representa muito bem a atual situação moral e espiritual em que o mundo e a igreja estão vivendo. (Hc 1) A passagem usada esta no livro de Habacuque onde o profeta vê o povo de Deus perecendo e acredita que Deus não esta olhando para isso. Em sua concepção Deus esta de braços cruzados, não se importando com o sofrimento do seu povo e indaga a Deus sobre essa situação. A resposta de Deus a oração do profeta não vem da forma que o profeta esta imaginando, ou que gostaria de ouvir. Deus diz que enviaria os caldeus para castigar seu povo devido aos seus pecados diante DELE.
A de se destacar aqui o desejo que o profeta tem que o povo de Deus fosse salvo do castigo iminente, então ele entende que somente um avivamento espiritual mudaria a condição errante de Israel diante de Deus. Trazendo essa lição para nossos dias, será que a igreja de Jesus necessita de um avivamento? Será que um castigo divino se aproxima de toda a humanidade? A resposta é sem duvida que sim. Atualmente em algumas igrejas se diz que esse avivamento já é uma realidade, se diz que Deus esta derramando do seu Espirito sobre toda a carne e eu pergunto, será isso verdade? A igreja evangélica de um modo geral tem influenciado o mundo ou tem sido influenciada por ele? Creio piamente que dentro da igreja evangélica no Brasil e no mundo exista uma igreja que realmente vive a vontade de Deus e busca por um verdadeiro avivamento. Esse povo não busca somente a mão de Deus e sim busca em primeiro lugar a face de Deus, povo esse que suas ações falam mais alto do que suas palavras. Gloria a Deus por isso, pois eu luto todo dia para fazer parte desse povo e creio que você também, você pode dar um gloria de Deus por isso ???
Então vamos entender o que é um avivamento genuíno. Primeiro lugar avivamento não tem nada a ver com barulho, é lata vazia ou vaso vazio que faz barulho. Avivamento não tem nada a ver com a frequência nos cultos, nos dízimos, nas ofertas nem tão pouco em ter um ou mais  cargos na igreja. Se você faz qualquer dessas coisas pelo simples “habito” ou “obrigação religiosa” saiba que Deus não os recebe. Avivamento não tem nada a ver com dons espirituais, alguém pode ser muito usado nos dons do Espirito, falar muitas línguas estranhas, pode profetizar muito e não fazer parte do verdadeiro avivamento. Lembrem-se, os dons são de Deus para o homem para a edificação da igreja, são ferramentas dadas pelo Espirito para a manutenção da obra e não garantia ou certificado de aprovação de conduta pessoal.
O principio do contrario é sempre verdadeiro já diziam alguém, baseado nisso em poucas palavras veremos o que é um verdadeiro avivamento. O termo avivar entre tantos significados significa “trazer vida aquilo que esta morto” ou “trazer nova vida aos sentidos”. Baseados nesses significados e na aula de hoje vamos entender de uma forma mais completa o que essas afirmações querem dizer.
O primeiro significado para o termo avivar quem escolhemos diz “trazer vida aquilo que esta ou estava morto”, só morre algo que já esteve vivo. Não se aviva algo que não morreu, quando o profeta Habacuque afirma: “aviva ó senhor a tua obra” (Hb 3:2) esta implícito o fato de que eles tinham morrido diante de Deus. Suas obras diante de Deus eram mortas, sem vida, sem valor, eles tinham se deixado influenciar pelo meio ao qual viviam. Hoje em dia muitos de nós estamos oramos por um avivamento, pois percebemos que muitos de nós estamos sendo influenciados pelo mundo hodierno e transformado nossas obras em obras mortas diante de Deus. Outro ponto que deve ser destacado é que o avivamento é individual. A igreja de Jesus é formada por indivíduos, quando cada um desses indivíduos é avivado pelo senhor esse grupo se torna um grupo avivado. Temos o pensamento errado que, para mudarmos nossa conduta primeiro temos que ver a mudança na vida do nosso irmão e não é assim. O avivamento tem que partir de nós se quisermos ver uma igreja avivada na presença de Deus. Mas como fazer para receber esse avivamento do senhor?

Nossa revista nos dá alguns meios, a saber:

1 - Buscar a Deus.
Quando se fala em buscar a Deus não é buscar os benefícios materiais que Ele pela sua infinita misericórdia nos dá, mas sim busca-LO por aquilo que Ele representa para nós, pelo seu muito amor com que nos amou enviando Jesus para morrer em nosso lugar nos dando acesso a sua presença.

2 - Submeter-se a palavra do senhor.
Esse submeter-se significa esta debaixo da sua autoridade, ser dominado e vencido por ela. Que interessante esse significado, “ser vencido”, quem que nós temos que vencer? O nosso eu, nosso ego e a nossa vaidade. Nós temos que deixar a que palavra de Deus nos ajude a vencer essa luta diária entre aquilo que a carne quer e que o espirito quer. Mas como tela ao seu lado se não lhe é dado o devido valor? Se não há um contato constante com ela?  Como receber sua ajuda se apenas a usamos de uma forma interesseira para satisfazer nossas vaidades e desejos egocêntricos? Que Deus nos avive para valorizarmos sua santa e inerrante palavra.

3 - Confissão de pecados.
Dura coisa é reconhecermos nosso erro. Eita atitude difícil de ser tomada. Existem dois extremos nesse quesito, aqueles que pensam que não ha necessidade de pedir perdão porque afinal de contas já é crente e o sangue de Cristo lhe purifica de todo pecado automaticamente, e também há aqueles que pedem perdão por “todos” os seus pecados sem precisar descrimina-los, pois Deus os sabe. Temos que ter a consciência de que temos nossa natureza caída devido ao erro de Adão, por conclusão, não somos pecadores por que pecamos e sim pecamos porque somos pecadores. Todavia isso não nos dá o direito de nos eximirmos dessa obrigação que é a confissão de pecados, e, além disso, temos o dever de detalha-los diante de Deus. Essa historia de pedir perdão por todos os pecados, do tipo, colocar todos dentro do mesmo pacote esta errado. Deus conhece nossa sinceridade nessa hora, então vamos ser sinceros e Deus nos perdoará.

4 - Arrependimento
Esse termo arrepender-se significa: Sentir mágoa ou pesar por faltas ou erros cometidos: Mudar de atitude, de procedimento. Não adianta pedirmos perdão a Deus poA um pecado se de uma forma comum o praticamos novamente, ai entra o arrependimento. Quando a um arrependimento a um desejo de não praticar novamente o referido erro. Provérbios 28:13 diz: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Não basta confessar o erro é necessário deixa de pratica-lo, fazendo assim com certeza o avivamento estará mais próximo de sua vida.

5 - Mudança de vida
Nós somos aquilo que fazemos e não aquilo que falamos. Jesus teve seu ministério idôneo porque vivia aquilo que pregava. (Mt 7:29). Paulo também tinha essa convicção e fez à afirmação mais audaciosa que encontramos na bíblia, ele disse: “sede meus imitadores assim como sou de Cristo” (1Co 11:1) quanta autoridade hein!!! Não seria mais fácil dizer “imitem a Cristo assim como eu imito” nós com certeza agiríamos assim, mas Paulo não. Existe um ditado conhecido que diz: “aquilo que você faz fala tão alto que eu não consigo escutar o que você diz ”. Mais um coisa, essa mudança de atitude tem que ser percebida pelos outros, ou seja, que tipos de frutos temos produzido? Jesus afirmou que se conheceria a arvore pelos seus frutos. Não podemos culpar ninguém pela nossa improdutividade. Uma arvore não consegue enganar ninguém, assim somos nós se pensarmos que podemos enganar a Deus.
O segundo significado é trazer vida aos sentidos. Quais sentidos estamos falando? Os sentidos do homem são: visão, audição, tato, olfato e paladar. O avivamento efetuado pelo senhor Deus na vida do crente traz vida a todos esses sentidos, falando em seu sentido espiritual. Vamos ver os resultados do avivamento no:

1- Tato
Com o tato nós conseguimos fazer três coisas, a saber: podemos ver a forma de um objeto, a temperatura de um objeto e o tamanho de um objeto. Traduzindo isso no âmbito espiritual nós conseguimos entender o tamanho da obra que Deus tem em nossa vida, a forma como executa-la e o afinco, ou seja, a temperatura da nossa fé ao realiza-la.

2 – Olfato
Com o olfato nós percebemos, sentimos e deciframos odores a nossa volta, vou dar um exemplo, se você entra em algum lugar onde há um animal morto você sente o cheiro ruim, assim como se você entre numa sala de perfumes. Até com os olhos fechados você saberia discernir os odores. Assim é o testemunho do crente, por mais que as pessoas não vejam a Cristo nossos atos devem exalar o SEU perfume, então saberão que Cristo está ali representado pelo seu servo.

3 - Paladar
Paladar é o sentido pelo qual podemos discernir os sabores dos produtos. Trazendo esse sentido para o âmbito espiritual significa se nós temos apetite pelas coisas de Deus, se temos sede pelas coisas de Deus. Um verdadeiro avivamento muda nosso paladar espiritual, deixamos de ser atraído por aquilo que é amargo e venenoso para aquilo que é puro, aquilo que traz vida e saúde a alma. Sem essa mudança não há avivamento real.

4 – Audição
A audição é a capacidade de ouvir sons. Quando há um avivamento na vida do crente sua audição sofre modificações, ele não sente mais desejo de ouvir musicas que não louvem a Deus, nem tão pouco se interessa por contos, piadas e historias mundanas. Musicas mundanas para esse crente não tem encanto algum, seu desejo é somente louvar a Deus ouvido louvores que exaltem ao seu Deus. Outra mudança na audição do crente é que ele passa a ouvir a voz do seu Deus. Deus tem o desejo de se comunicar com seu povo, e muitas vezes Ele fala conosco de uma forma muito sutil que só ouvidos avivados podem entender.

Jesus afirmou que suas ovelhas reconheceriam a sua voz (Jo 10:27).

5 – Visão
Visão é a capacidade de ver as coisas que estão ao nosso redor. Quando éramos do mundo pensávamos e olhávamos somente para as coisas do mundo, o prazer da carne, o prazer dos olhos e a soberba da vida. Não nos importávamos com a eternidade. Porém quando somos avivados pelo poder de Deus nossa visão muda de prioridade. Visualizamos pelos olhos da fé o céu, desejamos ver Deus sobre seu trono e Jesus em pé a sua direita. Que visão gloriosa será, aleluia!!! Que o senhor nos avive e nos de a visão que João nos prometeu quando afirmou: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos (1Jo 3:2).

 Deus te abençoe!
 







quinta-feira, 9 de junho de 2011


O FIM DO MUNDO

O. Palmer Robertson

Muitas pessoas não o sabem, mas este mundo chegará ao fim. Elas pensam que o mundo existirá por tempo indeterminado, devido ao fato que ele permanece da mesma maneira desde que o conhecem. Alguns imaginam: quando o nosso sol extinguir- se, então, o mundo chegará ao fim; ou: se acontecer uma guerra nuclear, a humanidade deixará de existir. Entretanto, independentemente dessas perspectivas, as pessoas sentem que o mundo simplesmente perpetuará sua existência. Aqueles que mantêm esse ponto de vista ignoram duas coisas.
Primeira: o mundo já sofreu uma destruição catastrófica, ou seja, o Dilúvio, na época de Nóe. Deus julgou o mundo antigo por causa de sua depravação e executará juízo sobre o mundo novamente. Segunda: as palavras de Jesus e da Bíblia a respeito do fim do mundo. O que podemos conhecer sobre o fim deste mundo? O que nos espera adiante? Considere estas seis verdades sobre as quais você pode ter certeza.

1. JESUS VOLTARÁ

Jesus, o eterno Filho de Deus, já veio a este mundo, como alguém especialmente comissionado por Deus, o Pai. Ele nasceu de uma virgem, curou enfermos e ressuscitou mortos; ao ser crucificado e morto, sofreu o castigo que os pecadores mereciam; ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia e agora está entronizado, com poder, à direita de Deus. Ele virá a este mundo novamente.Mas, naquela ocasião, será em glória, com todos os anjos de Deus. Sua volta não será apenas uma manifestação espiritual; Ele retornará em forma física, de modo que todos os homens O vejam. Eles saberão que é o próprio Senhor Jesus e não outra pessoa qualquer (Mt 24.27-44). 

2. OS MORTOS SERÃO RESSUSCITADOS

Deus, que no princípio criou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, trará de volta à vida todas as pessoas que já viveram na face da terra. O mar entregará os seus mortos. Os sepulcros serão esvaziados. Deus, por intermédio de seu poder criativo,fará os mortos reviverem (Ap 20.11- 15). 30 Fé para Hoje 

3. OS CÉUS E A TERRA QUE AGORA CONHECEMOS SERÃO DESTRUÍDOS

Deus prometeu que águas de dilúvio jamais cobrirão a terra outra vez. Enquanto a terra existir, haverá dia e noite, e as estações do ano continuarão. Mas virá o dia em que toda a terra, outros planetas e estrelas distantes serão destruídos (2 Pe 3.1-12). 

4. NOVOS CÉUS E UMA NOVA TERRA SERÃO CRIADOS

Deus não será frustrado em seu plano de estabelecer um mundo onde não existe pecado, tristeza e dor. Após destruir este mundo corrompido, juntamente com toda a sua  Repravação e pecaminosidade, Ele criará novos céus e nova terra. Nestes haverá beleza e harmonia em todos os lugares. Santidade e amor estarão presentes em todos os relacionamentos. O pecado e o mal já não mais existirão nos corações doshomens (2 Pe 3.13).

5. SERÁ REALIZADO UM GRANDE JULGAMENTO

Todas as criaturas, tanto anjos como homens, se apresentarão diante de Deus a fim de prestarem contas de tudo que houverem feito. Quando as cortinas forem abertas para este último julgamento, as pessoas serão posicionadas à direita ou à esquerda do trono de Deus. Os que estiverem
a direita desfrutarão de bênçãos eternas; serão recompensados de acordo com as boas obras que realizaram. Mas os que estiverem à esquerda
serão condenados à eterna perdição e banidos da presença de Deus. Serão punidos com justiça de acordo com as obras ímpias que praticaram

(Mt 25.32-46).

6. SERÁ INICIADA A ÚLTIMA ERA, QUE CONTINUARÁ POR TODA A ETERNIDADE

Na eternidade passada, a terra  não existia. Então, Deus falou e um mundo perfeito veio à existência (Gn 1.31). Todavia, a rebeldia dos primeiros seres humanos contra a autoridade de Deus trouxe o mundo a uma condição de depravação pecaminosa. Em sua misericórdia, Deus prometeu enviar um Salvador, que venceria o diabo e as forças malignas (Gn 3.15). No tempo certo, Jesus Cristo veio ao mundo. Após consumar sua obra redentora, Ele comissionou seus seguidores a propagar as boas-novas sobre a salvação a todos os confins da terra (Mt 28.18- 20). Estas são as grandes épocas que o mundo, nossa habitação, tem experimentado até agora. Mas ainda falta uma grande Era. Esta continuará para sempre. Nesta última Era, pureza e paz existirão em perfeição.  Jesus Cristo será honrado pelos homens e os anjos por causa da grande obra de redenção que Ele realizou (Fp 2.9-11; Ap 5.8-14).Esta última Era surgirá em breve. Através de arrepender-se de seus pecados e crer no Senhor Jesus Cristo, como o Salvador dos pecadores, você pode desfrutar dessas bênçãos de Deus, por toda a eternidade. A porta da oportunidade está aberta a todos os que vierem a Cristo.